Congregação: Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos

SANTUÁRIO-BASÍLICA REALIZA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DOADORES DE ÓRGÃOS

7 de setembro de 2019 . Notícias da Basílica

Setembro Verde visa educar a população para a importância de salvar vidas por meio da doação de órgãos.

Setembro é marcado por muitas lutas. Uma delas é a doação de órgãos, que ainda é tabu na sociedade. Em setembro, dia 27, é celebrada o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e durante o mês é realizada a Campanha Setembro Verde, que objetiva lembrar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. E é por isso, que o Santuário-Basílica de Santo Antônio promove, no dia 17, a primeira Missa em Ação de Graças ao Doadores de Órgãos. O evento começará às 19h no santuário.

A missa será celebrada pelo padre Vandaike Costa Araújo, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde e Capelania Hospitalar da Arquidiocese de Vitória, em quatro intenções gerais: em solidariedade às pessoas que esperam por um transplante; em agradecimento às famílias dos doadores; pelo encorajamento e conscientização das pessoas e famílias para doarem órgãos; e por fim pelos profissionais da saúde que atuam no processo de doação de órgãos.

No Espírito Santo, até maio deste ano, havia mais de 1,1 mil pessoas aguardando órgãos. E ainda segundo a Central Estadual de Transplantes a maior demanda é por um rim. A igreja Católica, por meio de sua doutrina, ensina que a “transplantação de órgãos é conforme a lei moral” (Catecismo da Igreja nº. 2296). O mesmo parágrafo qualifica o gesto de doar órgãos como “um ato nobre e meritório”.

Para Maria Machado, Coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo , a missa é um momento de agradecer e também de lembrar a todos a importância de realizar este gesto de amor, afirma.

Como doar órgãos

Para se tornar um doador de órgãos não basta apenas externalizar o desejo. É preciso dizer a família. Conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. Isso porque a aqui o Brasil a doação só é feita mediante autorização familiar.

De acordo com o Ministério da Saúde, pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira. A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

Para quem vão os órgãos doados?

Existe uma fila de espera de acordo com a urgência. Portanto, os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e aguardam em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado. A lista é controlada também pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

FacebookTwitterWhatsApp