Congregação: Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos

Padre Marcos assume como novo pároco da Paróquia de Santo Antônio

30 de janeiro de 2023 . Notícias da Basílica

Graça e Paz!

A comunidade paroquial de Santo Antônio se reuniu em grande número para a Posse do novo Pároco, o Padre Marcos Dias de Sales e do novo Vigário, Padre Renzo Florio, na noite do último sábado (28), no Santuário-Basílica de Santo Antônio, em Vitória, Capital do Espírito Santo. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos e contou com a presença do Superior Provincial do Brasil, Padre José Santos Xavier e do clero arquidiocesano.

Ao iniciar o chamado rito de posse, Dom Dario lembrou que somos chamados ao desapego e portanto, ele prefere chamar de ‘serviço’. “Irmãos e irmãs, vamos dar início agora do que chamamos canonicamente de Rito de Posse. Canonicamente usamos este termo ‘posse’, eu pessoalmente não gosto deste termo, mas é um gosto pessoal, porque não temos posse de nada nesta vida, nem da nossa própria vida. Somos chamados ao desapego, a caminhar, a seguir Jesus de Nazaré, pobre e humilde, mas não importa a palavra, se é posse ou serviço. Importa a disponibilidade, o carinho com que as pessoas exercem sua função”, introduziu o Arcebispo.

Na sequência, Dom Dario conclamou uma calorosa salva de palmas ao Padre Roberto Camillato, que durante mais de 22 anos esteve à frente da Paróquia, como pároco e Reitor do Santuário Basílica. Foi durante este tempo, mais precisamente em 11 de agosto de 2008, que o então Santuário foi elevado a dignidade de Basílica Menor. “Aos que estão aqui presentes representando todos os irmãos e irmãs, durante esses anos que caminharam juntos com o Padre Roberto. Nos momentos alegres, tristes, mais sofridos, mais também de alegria, de louvor, tendo sempre Santo Antônio à frente, que cada um neste momento num gesto de gratidão por tudo aquilo que este nosso irmão trabalhou aqui e fez neste Santuário, que a gente agradecesse nessa singela salva de palmas e dissesse a ele: muito obrigado Padre Roberto!”, disse.

Após os aplausos ao antigo pároco, o Arcebispo conduziu a renovação do juramento e da profissão de fé do Padre Marcos. Depois, paroquianos e membros dos movimentos pavonianos entraram com a estola e casula do novo pároco, representando o serviço e disponibilidade para trabalhar em prol do seu rebanho. Em seguida, foram entregues a ele os livros de tombo e contábeis, já que é de responsabilidade dele zelar pela preservação da história e da administração paroquial. Por fim, uma família entregou ao padre as chaves da Igreja, logo após, o diácono permanente José Francisco fez a leitura da Provisão Canônica registrada na Mitra Arquidiocesana.

Na homilia, Dom Dario ainda falou da importância de observarmos as bem-aventuranças. “Ouvimos no evangelho as bem-aventuranças e elas são sinônimos de felicidade, essa busca pela felicidade que cada um trabalha por isso. Jesus sobe ao monte, depois de ver a multidão em condições precárias e ali promulga a Nova Aliança ensinando aos discípulos que para este eles devem ser multiplicadores dos seus ensinamentos. Nós hoje, em 2023, seguidores de Jesus de Nazaré somos multiplicadores dos seus ensinamentos. Ele proclama as bem-aventuranças e a primeira contém todas as demais. É o imperativo que ordena o avanço a seguir adiante na luta por um mundo mais justo, mais fraterno, um mundo de conquistas, é um encorajamento daqueles que estão aflitos e que foram subjugados pelos opressores, eles serão consolados e possuirão o que buscam, isto é, a terra. Esses pobres em espírito, buscam incansavelmente a justiça, com fome e sede dela. Por essa razão verão a justiça acontecer. Os pobres em espírito são pessoas misericordiosas e puras de coração e obterão a misericórdia de Deus”, afirmou o bispo.

O Bispo também falou que não é possível termos tanta gente passando fome. “Há necessidade de cuidarmos de todas as criaturas. Não é justo que um irmão e irmã morra de fome, num país que é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, a gente ter irmãos desnutridos, irmãos morrendo de fome, não é justo. E a vida religiosa é chamada a estar no meio dos pobres”, enfatizou Dom Dario.

Ao final, Padre Marcos fez os agradecimentos, destacando a gratidão ao bispo, ao superior provincial, aos paroquianos e ao seu antecessor, e firmando um compromisso com a comunidade. “Esta é a nossa casa, somos aqui chamados e escolhidos, amados por Deus, para que Jesus e nosso querido Santo Antônio seja conhecido e amado em toda a nossa cidade. Há trabalho para todos! Não há outra forma de testemunhar Jesus, senão pela alegria. Sigamos em frente com esperança, diante de nós abre-se um novo tempo como um vasto oceano. Tenhamos o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos, podemos contar com a força do mesmo espírito que foi derramado em Pentecostes e a nós impele a partir de novo, sustentados pela esperança que não nos deixa confundidos. Sob o olhar materno de Maria Imaculada, nossa Querida Mãe, eu agradeço a todos! Vamos caminhar juntos!”,

Confira a reportagem na íntegra abaixo:

Padre Roberto falou do sentimento de passar a missão de pároco para o padre Marcos, mas lembrou que sua missão como sacerdote da Igreja continua.

Veja algumas fotos abaixo.

Por Cristian Oliveira / TV Aribiri

FacebookTwitterWhatsApp