Congregação: Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos

Dia dos Médicos é celebrado no Santuário-Basílica de Santo Antônio

17 de outubro de 2019 . Notícias da Basílica

Igreja celebra neste dia São Lucas, padroeiro dos médicos, e também dará a Unção aos enfermos

Amanhã, dia 18, a igreja em todo o mundo celebra São Lucas, padroeiro dos médicos, por isso a data também é marcada como Dia do Médico. Em virtude a festa, o Santuário-Basílica promove nesta sexta uma missa em Ação de Graças pelos médicos e profissionais da saúde e também pelos enfermos. A ação litúrgica começa às 19h e será presidida pelo Pe. Roberto Camillato, pároco e reitor da Basílica.

Para Priscila Weber, médica e agente da pastoral da comunicação, a missa é um momento importante para agradecer e renovar as energias. “Dizer obrigado por tudo que passamos e colocar aos pés do Senhor nossos anseios nos ajudam a continuar firmes em nosso juramento de sempre priorizar a vida humana”, diz.

No Brasil a data segue a origem católica cristã e o Dia do Médico é celebrado no dia do São Lucas.

São Lucas

São Lucas é um dos evangelistas e também autor do livro dos Atos dos Apóstolos. Foi médico por isso o santo foi considerado protetor dos médicos e de todos os trabalhadores da saúde. Ele nasceu em Antioquia da Síria e foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária para escrever o evangelho.

FacebookTwitterWhatsApp