Congregação: Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos

Reflexão dominical – IV Domingo da Páscoa – Ano A

3 de maio de 2020 . Notícias da Paróquia


Dia Mundial de Orações pelas Vocações aos Ministérios Ordenados e Vida Religiosa Consagrada “Dar a vida pelas ovelhas”
Ir. Gustavo Freitas, FMI


A liturgia da Igreja apresenta neste tempo pascal, a figura de Jesus Ressuscitado. Especialmente hoje, a liturgia se debruça sobre o Evangelho de João, apresentando a figura do Bom Pastor, ou melhor, Astuto, do Esperto Pastor. Antes de tudo, é interessante ressaltar a figura do pastor e a sua correlação nas Escrituras Sagradas. Todo o Antigo Testamento já trabalha a figura do pastor. Deus é o pastor de Israel, a ovelha preferida. Só relembrar o Salmo 21/22: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Ele me conduzirá aos pastos eternos.” ou o profeta Jeremias: “Eu vou reconduzir as minhas ovelhas, vou guardar e proteger”.
As Escrituras apresentam Deus como pastor do seu povo. Por isso que a figura do pastor é cara ao povo de Israel. Os quatro evangelistas apresentam em Jesus a figura do pastor e das ovelhas, mas com uma diferença. Enquanto nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), as ovelhas são frágeis, submissas e dependentes (Quando uma ovelha se perder, o pastor deixa as noventa e nove no curral, e vai atrás da ovelha), em João, há um diferencial: as ovelhas têm autonomia e liberdade. Não existe na linguagem joanina, pastor que leva as ovelhas no colo e cuida delas. As ovelhas são fortes, são autônomas, elas tem liberdade para seguir o Pastor. São três as atitudes que persistem na relação entre pastor e ovelha. O Pastor conhece as ovelhas, e por que as ovelhas conhecem o Pastor, escutam a sua voz. Por outro lado, o pastor dá a vida por suas ovelhas. Doação, seguimento, intimidade com o pastor são as atitudes que permeiam essa relação. Somos chamados a pastorear na docilidade do Cristo, Bom Pastor.
Hoje a Igreja celebra o dia mundial de orações pela vida religiosa consagrada e aos ministérios ordenados, recordando que são homens e mulheres chamados a pastorear a Igreja, o povo de Deus congregado sob a autoridade do Cristo Pastor. São homens e mulheres que pastoreiam, não na dependência paternalista, mas na autonomia da liberdade que Cristo Pastor proporciona a cada um de nós. Que saibamos ser pastores, ouvindo a voz de Cristo, bom Pastor, e imitá-Lo, dando a nossa vida por nossas ovelhas. Deus nos abençoe e nos proteja sempre. Amém!

FacebookTwitterWhatsApp